Nestes próximos dias iremos falar um pouco sobre a utilização de SDTs. Como acredito que somente a teoria nos ajuda muito pouco para entender quando e como utilizar este tipo de dado, irei tentar explicar utilizando exemplos através do Genexus.
Irei aproveitar o exemplo padrão da Artech, tão utilizado em seus documentos e materiais de cursos, de Produtos e Notas Fiscais.
Criando um SDT
Podemos criar um SDT de duas maneiras, a partir de uma Transação ou realizando uma criação Manual, isso irá depender da utilidade que se dará para este SDT.
1º Criamos um novo objeto do tipo SDT;
2º Para criar a partir de uma transação, arrastamos a transação para dentro do SDT, assim os campos do SDT serão iguais ao da transação:
2º Para criação manual, vamos inserindo os campos um a um, determinando seu nome e tipo de dado (character,numeric,etc):
Obs. Podemos definir se este objeto SDT irá ser uma coleção ou conter alguma coleção. Como o próprio nome já diz as coleções servem para inserir mais de um registro. No nosso exemplo da Nota Fiscal, se utilizarmos o modo coleção, podemos gravar mais de uma nota fiscal no mesmo SDT, caso desejemos gravar somente uma Nota Fiscal, este SDT não será marcado como coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário