domingo, 17 de fevereiro de 2013

Genexus e Google Analytics

Genexus Google Analytics
Google Analytics é uma ferramente poderosa e gratuita que possibilita conhecer como os usuários de sua aplicação se comportam. A partir de estatísticas em tempo real e em períodos determinados, podemos saber entre muitas outras coisas, a quantidade de visitantes únicos por dia, quais páginas eles mais acessam, em qual horário e quanto tempo eles permaneceram na aplicação.

Para desfrutar desta API (Application Programming Interface) é necessário possuir uma conta no Google, qualquer conta, como Gmail, YouTube e Orkut, acessar o site da ferramente e clicar
sobre o botão "Criar Conta". Seguindo o passo a passo da criação você irá informar seu nome, a url da aplicação, país, entre outras coisas.

Após a sua conta ser criada, o Google irá fornecer um código javascript de monitoramento, é necessário incluir este código na Master Page da sua aplicação. Este código contém uma Id única, cada aplicação adicionada ao Analytics terá a sua própria Id, e é desta forma que o Google irá reconhecer a sua aplicação.

Este código poderá ser encontrado através do menu "Administrador" no canto superior direito do site, opção "Informações de acompanhamento", segunda aba apresentada.

Genexus Google Analytics
código que estamos procurando

Inserção de código na aplicação Genexus

Para adicionar o código, em projeto web crie um novo arquivo de extensão ".js" (analytics.js) dentro da pasta "web" do seu projeto, e, abra-o com o bloco de notas, ou qualquer editor que text que desejar.

Inclua o código fornecido pelo Google:

var _gaq = _gaq || [];
_gaq.push(['_setAccount', 'UA-99999999-9']);
_gaq.push(['_trackPageview']);

(function() {
var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
})();

Agora, no objeto Master Page, inclua o código abaixo no evento Start:

Form.JScriptSrc.Add('analytics.js')

Após a publicação deste objeto Master Page em ambiente de Produção, já poderemos monitorar as estatísticas da aplicação. Por exemplo a quantidade de visitas x quantidade de páginas acessadas por visita nos últimos 30 dias:

Genexus Google Analytics


Nenhum comentário:

Postar um comentário